CET-MG debate municipalização do trânsito em Fórum de Mobilidade

Por Detran-MG
08/07/2024 11:43:19 - Atualizado Há 5 dias

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), participou da 71ª Reunião do Fórum Mineiro de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, realizada em Belo Horizonte nos dias 3 e 4/7. O objetivo foi trocar informações e experiências de sucesso sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito.

O evento foi promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com apoio do Governo de Minas. Dois temas principais foram abordados pela CET-MG: a importância da municipalização do trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e das campanhas educativas.

Segundo o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, é a partir da municipalização e da integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) que os municípios passam a ter mais autonomia para desempenhar o gerenciamento das infrações, tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito, o que permite uma gestão mais próxima e eficaz.

"A municipalização da gestão de trânsito em nosso estado é uma grande prioridade. Apenas pela cooperação e ação coordenada, entre Estado e municípios, seremos capazes de efetivamente melhorar os indicadores de trânsito e ter política pública que impacte positivamente na vida das pessoas, reconhecendo as particularidades de cada região e utilizando toda a estrutura e expertise da CET em benefício das administrações municipais parceiras", afirmou Lucas Vilas Boas.

Divulgação Seplag-MG

Melhorias

A CET-MG também compartilhou sua experiência na implementação de sistemas que facilitam o atendimento aos proprietários de veículos, destacando a importância de serviços mais ágeis e de qualidade nessa área.

Outro ponto de destaque da apresentação foi a educação para o trânsito, reforçando o compromisso de campanhas que têm como objetivo sensibilizar a população para comportamentos seguros no trânsito.

Divulgação Seplag-MG

Acompanhe o facebook e o instagram da CET!
Assessoria de Comunicação – Seplag-MG